segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Metodologia da Matemática Lúdica

A Matemática é uma ciência que tem por objeto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações entre estes elementos.
Por este motivo, o ensino e a aprendizagem da Matemática, recentemente, está sendo estudado, de modo a tentar universalizar o aprendizado desta ciência e promover a acessibilidade a todas as pessoas. Dentre as maneiras, destaca-se a matemática lúdica.

Nos dias atuais, o ensino da Matemática está apregoado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que são os livros editados por educadores que fornecem suporte didático para o professor, propostos pelo Ministério da Educação. Estes documentos defendem uma abordagem interdisciplinar, o uso de problemas e situações reais, as recreações matemáticas, doutrinas estas propostas já nas obras de Malba Tahan que está entre os educadores que mais trabalhou a contextualização da Matemática, através de sua forma simples e divertida, traduzindo problemas do cotidiano em problemas de Aritmética e Álgebra, além de abordar em sala de aula a matemática lúdica.

Uma das subdivisões da Matemática nos PCN’s é Geometria e Formas, uma parte onde se podem explorar assiduamente as recreações matemáticas. Dentro da moderna orientação do ensino, cumpre ao professor conhecer algumas abordagens lúdicas, pois terá, muitas vezes, necessidade de aproveitá-las para motivar os seus alunos e tornar mais agradável e interessante a aprendizagem da ciência.

Uma dessas abordagens que pode ser explorada nessa subdivisão da Matemática (Geometria e Formas), é o Tangram; um quebra-cabeça chinês de origem milenar formado de sete peças geométricas oriundas de um quadrado.

As peças do Tangram são as seguintes: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo.
Com essas peças e a criatividade é possível montar cerca de 1700 figuras diferentes, veja alguns exemplos que os alunos realizaram na sala de aula:


Pass3 - Trabalho de Grupo - "Juntos conseguimos"

Brainstorming sobre regras de funcionamento: cada grupo elabora 5 regras que considere indispensáveis para o bom funcionamento do grupo;

Pass3 - Caixa de Esperanças

Dinâmica de Grupo: “Caixa de Esperanças”: Que perguntas gostariam de saber sobre alimentação e/ou sobre os jogos que vamos desenvolver?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Estação do ano - inverno

A partir de imagens sobre o inverno, os alunos inventaram e realizaram situações problemáticas. Posteriormente, com estes trabalhos foi elaborado um cartaz de inverno. Esta é mais uma atividade da oficina de Matemática que realizamos frequentemente.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Linhas curvas e linhas retas

Aqui estão alguns dos desenhos realizados por alguns alunos sobre linhas curvas e linhas retas. Bem bonitos!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chegou o Inverno!

Estamos no Inverno!É o tempo escuro, frio e muito molhado! Chove intensamente, há muito pouco sol e por vezes cai alguma neve, geada ou granizo. Temos que nos agasalhar muito bem!!!!!

O leão e a lebre

O leão e a lebre
Era uma vez um leão e uma lebre que andavam passear pela floresta.
Um dia o leão encontrou uma lebre disse-lhe:
- Quem és tu ?
- Sou o leão. – respondeu cheio de coragem.
Ah! Não me estava a lembrar - disse a lebre.
- Vamos brincar?
- Eu queria estar aqui assim sentada a dormir sossegada a olhar para o céu, para as borboletas todas que estão no ar a voar.
- Esta bem! Mas, depois vamos brincar às escondidas por aí à solta. Vamos, para nos divertir. Ou, então primeiro, vamos jogar às escondidas.
Depois o leão escondeu-se atràs de uma árvore e a lebre não o conseguiu encontrar, e passado algum tempo já o encontrou .
Mais tarde ficou o leão a contar até 30. Continuaram a jogar… depois, ao final do dia o leão encontrou um veado que era castanho e tinha uns cornos muitos grandes. O leão chamou a lebre para ir ver o que ele estava a ver . A lebre ficou espantada porque o veado era muito grande e comprido e os cornos gigantes e a lebre disse :
- Que grande veado!
Juliana Francisca
3B - 3ºANO

O leão e a lebre

O leão e a lebre
Era uma vez um leão chamado Armando que vivia na floresta e conhecia um veado chamado Roberto Augusto e também conhecia uma lebre chamada Sofia Abreu. O veado estava deitado ao pé de uma árvore e disse:
-Vais estar todo a vida aí deitado?
-Não me apetece fazer nada!
-Nem o pequeno-almoço?- disse o leão.
Depois o leão foi falar com o veado que estava a correr de um lado para o outro e não parava e o leão disse:
-Queres tomar o pequeno-almoço comigo?
-Não posso, estou a correr de um lado para o outro, não vez?! Ou és cego?
-Não, não sou cego eu vejo bem. - disse o leão.
-Até pensava que precisavas de óculos ,respondeu a lebre .
- Pensavas, mas não tinhas a certeza, portanto não devias falar estragado :Disse o leao .
No dia seguinte o veado foi fazer o pequeno –almoço para ele e para os amigos .Para o leão fez um chá. Para o veado fez leite e para ele fez um pão com fiambre . O leao disse :
-Adoro o chá de camomila mas este é muito melhor .
-Adoro o leite chocolatado . disse o veado .
-Eu também gosto do pão com fiambre que fiz disse o veado .Continuaram o resto do dia muito alegres e contentes!

ANA FILIPA …..

O leão e a lebre

O leão e a lebre

Era uma vez um leão chamado Leu, ele era um príncipe e estava quase com dezoito anos, estava quase na idade de ser Rei da selva. Por4 isso o seu pai que se chamava Simba disse ao seu filho Leu:
_ Leu se tu queres ser o Rei da selva tens que saber caçar.
_ Está bem pai, eu aprenderei a caçar a minha presa!!!
_ Quando é que começo a aprender a caçar?! – Perguntou o Leu.
_ Agora mesmo! – Disse o pai do Leu.
Então os dois leões começaram a dirigir-se para um outeiro. Quando lá chegaram o Leu e o seu pai esconderam-se atrás de um castanheiro e o pai do Leu começou a explicar como é que se caça a sua presa:
_ Primeiro vê qual é o teu alvo de caçar depois mira os teus dentes super afiados e a tua cauda para a presa e começas a correr atrás dela e quando estiver muito perto dela salta para cima da tua presa e mordes. Ok?!!
_ Ok!!! _ Disse o Leu.
De repente o Leu viu uma lebre a dormir atrás de um castanheiro e disse:
_ Pai, encontrei a minha presa!
_ Muito bem, filho! _ Disse o pai do Leu.
De repente passou por ali um veado a correr que queria salvar a sua amiga lebre que estava dormir atrás de um castanheiro. A seguir o leão viu o veado a dizer para ele:
_ Olha que leão não sabe caçar e é muito estúpido! _ Disse o veado com a cauda virada para o leão.
O leão todo zangado foi atrás do veado só que o veado era mais rápido que o leão por isso fugiu dele com muita facilidade. Quando o leão ficou cansado foi para a beira do castanheiro em que a lebre estava a dormir e de repente viu que a lebre fugiu com o veado.
_ Eu sou mesmo, mesmo burroooo!!! _ Disse o Leu.

Fim


Gonçalo Guimarães Abreu Gomes
Guardizela, terça-feira, 17 de Janeiro de 2012 17/01/12

O leão e a lebre

O Leão e a Lebre
Era uma a vez um leão que encontrou uma lebre a debaixo da sombra de uma árvore.
A lebre adormeceu porque naquela terra havia muito silêncio e as pessoas tinham muita sede e muito calor…
Ele tinha muito calor e adormeceu.
O leão encontrou a lebre a dormir naquela árvore e pensou:
-Coitada da lebre!
-Vou deixa-la dormir!
Ele foi-se embora e encontrou um veado.
O veado pensou:
-É melhor eu sair daqui se não já estou feito ao bife!
O leão disse para o veado:
-Queres brincar comigo veado?
O veado respondeu:
-Sim, mas não é para me comeres, OK?
-Sim veado! Eu não te como!
O leão e o veado brincaram…
Até que a lebre acordou e saiu do sítio.
O leão, depois de brincar foi ver se a lebre ainda estava a dormir, mas a lebre já não estava lá e o leão pensou:
Há, há!
Ela fugiu de mim!
- Mas eu só queria brincar com ela!
-Vou procura-la!
Ele procurou-a, procurou-a mas não a encontrou e disse ao veado:
-Veado, vais procurar a lebre por aquele lado, e eu vou por este, OK?
O veado respondeu:
OK, leão, eu vou procurar!
-Mas onde é que nos vamos encontrar?
Encontramo-nos no lago, está bem?
Sim leão.
Eles procuravam, procuravam até que o veado viu a lebre e disse:
Leão, leão encontrei na lebre!
O leão de muito longe respondeu ao amigo veado:
-Eu vou já para aí veado.
Eles foram para o lago e o leão convidou a lebre e o veado para irem lanchar a sua casa.O veado disse:
-Por mim vou! -E por ti lebre vais?
A lebre disse para o veado:
-Por mim, eu também vou!
-Onde vai ser o lanche? perguntou o veado.
O leão responde:
-Não se preocupem amigos! Eu levo-vos lá a minha casa!
-Eles foram e lancharam, o veado e a lebre foram embora e veio a noite e eles foram dormir ás suas casas.

Fim …

Data: 21\01\2012
Inventado por : Diogo Henrique Ribeiro da Silva

O leão e a lebre

O leão e a lebre
Era uma vez um leão que vivia numa floresta distante. O seu nome era Leonardo.
Certo dia, o leão estava a dar uma caminhada pela floresta e viu uma lebre a dormir, encostado a uma árvore. O leão furioso acordou-a e disse:
-O que é que estás a fazer aqui?
- Estou a dormir, porquê?
-Porque essa árvore é a minha casa! Mas, eu deixo-te estar, e saiu.
Mais à frente na sua caminhada encontrou o seu amigo veado e disse:
-José!? (que era como se chamava o veado).
-Amigo leão está tudo bem contigo?
-Está!...
-Mas, eu agora tenho de ir! -respondeu o José.
O leão andava cansado e voltou á árvore onde estava a lebre. Viu que agora já não estava e ficou preocupado.
Estava escuro e o leão foi dormir. No dia seguinte chegou a notícia aos ouvidos do leão que essa mesma lebre estava a descansar na árvore da sua casa tinha perdido uma corrida com uma tartaruga. A partir daí essa lebre viveu com o leão felizes para sempre.


AUTORIA: Maria João 3B- 3º ANO

sábado, 14 de janeiro de 2012

Inicio do Projeto Pass3

O inicio do Projeto Pass3 realizou-se com o preenchimento da agenda alimentar que fica na posse da professora e será respondido em contexto de sala de aula pelos alunos, de modo a diminuir o risco de extravio.
Os alunos responderão diariamente sobre a alimentação feita no dia anterior (por exemplo, na 2ª feira, respondem sobre os alimentos que comeram ou beberam domingo; na 3ª feira, sobre o que comeram ou beberam na 2ª feira; e assim sucessivamente).
A professora deve assegurar que os alunos respondem corretamente e no final da semana, este diário será agregado à grelha de avaliação de merendas/lanches e demais questionários aplicados aos alunos em PAS3 e remetido pela equipa PASSE local ao PASSE Regional.

Grelha de classificação dos lanches - PAS3


Lanche Saudável: Lanche que inclua leite ou iogurte ou queijo + pão com manteiga ou fiambre ou compota + fruta (preferência) ou sumos 100% fruta ou néctares com teor mínimo de 50% de fruta.

Exemplos de lanches 5 estrelas:
a) leite branco + pão com manteiga + 1 peça de fruta (maçã, pêra, banana, tangerina, etc).
b) leite escolar + pão com manteiga + 1 peça de fruta
c) iogurte + pão com fiambre + 1 peça de fruta
d) pão com queijo + 1 peça de fruta
e) pão com queijo + 1 sumo 100%
f) pão com queijo + 1 néctar com 50% de fruta (no mínimo)
g) pão com compota com 45% de fruta (no mínimo) e 1 iogurte líquido com baixo teor de gordura e açúcar e sem edulcorante

Outros exemplos, utilizando o esquema acima descrito como saudável, podem ser encontrados pelos alunos.

Para este nível (1º ciclo), não apresentamos outros exemplos de lanches que não sejam 5 estrelas, para não ser demasiado confuso para os alunos. Preferimos considerar como saudáveis todos os que não se enquadram na categoria não saudáveis.


Lanche não saudável: Lanche com alimentos ricos em açúcar, gordura e sal.
Exemplos: pão com chocolate – independentemente da marca –, batatas fritas, refrigerantes, chocolates, gomas, bolos, bolachas, gelados leite com chocolate com mais de 8,5g de hidratos de carbono por cada 100 ml (verificar rótulos) e/ou outras sobremesas lácteas e não lácteas com elevado teor de açúcar e/ou gordura.

Projeto Pas3

Agenda Alimentar - Alunos em PAS3

Queremos saber quais os alimentos que os alunos costumam beber ou comer. Em cada dia da semana, os alunos escrevem o que comeram no dia anterior. Apontam o número de vezes que comeram ou beberam esses alimentos. Por exemplo, se na 3ª feira comeram 1 prato de sopa ao almoço e outro ao jantar, escrever que comeram 2 pratos de sopa nesse dia. E assim respetivamente...
Os alunos estão entusiasmados!

Preparativos para festa de Natal

Cantar os Reis nas ruas de Guardizela

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012

Visita dos jogadores do Vitória de Guimarães à EB1/JI Monte - Guardizela

No inicio do 2º período houve a visita de uma comitiva vitoriana à nossa escola. A Escola EB 1/JI Monte de Guardizela foi a primeira instituição a receber os responsáveis vitorianos em 2012. O vice-presidente do Vitória, Jorge Afonso Martins, não faltou à chamada e marcou presença, juntamente com Neno, Alex, Anderson e Nilson, no nossso estabelecimento de ensino.

Recebidos em grande euforia, os atletas sentiram-se em casa e responderam, com muita naturalidade, a todas as perguntas colocadas pelos mais curiosos. Durante cerca de duas horas, as crianças interrogaram os mais velhos, com as perguntas a incidirem na prática desportiva.

Feliz Ano 2012

Os alunos da turma 3B e a professora Rosa Maria desejam a todos um Feliz Ano 2012, com muita Paz, Saúde, Felicidade, Amor, Carinhos e muita Amizade!
" É bom aprender!"