terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FEIRA DO LIVRO- CONTOS DE ANIMAIS como contaram aos pais dos nossos pais

CONTOS DE ANIMAIS como contaram aos pais dos nossos pais
"Histórias antigas, tão antigas que já correram na memória de muitas gerações (filhos, pais, avós e netos…). Histórias que valem por serem antigas, pedagógicas e engraçadas. Nelas, os animais acusam as malícias dos humanos, promovem preocupações ecológicas… e, por seu intermédio, a Natureza fala. E fala com estilo, elegância, jogos de rimas e muito humor. São histórias recriadas da tradição oral, tal o jeito narrativo de quem as traz até nós."

Feira do Livro


Vamos dinamizar a Feira do Livro o melhor possível!

Assim, preparamos para fevereiro, os encontros, lendo as obras dos autores aos alunos e criando algo, para apresentar aos autores, como de resto sempre têm feito e, muito bem!
Esta feira está a decorrer com empenho de toda a Comunidade Educativa!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Brevemente: Encontro com o escritor Alexandre Parafita - 22 de fevereiro


"A MENINA DO MAR"






De 11 a 15 de março de 2013, a Semana da Leitura celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura. A 7ª edição da Semana da Leitura é centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
 Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo. O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos setores da comunidade. Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.
 Assim, a leitura de “A Menina do Mar” faz parte integrante do Projeto “Vamos Pôr a Escola a Ler” como obra de leitura a ler, no 2º Período com os alunos dos 2º, 3º e 4º anos do 1º CEB, a leitura de Contos/poesias sobre o MAR.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013