sábado, 28 de abril de 2012

Tenho olhos mas não consigo ver!

METAS: Promover tomada de consciência sobre algumas ideias preconcebidas relativamente à composição de determinados alimentos
OBJETIVOS:
- Consciencialização da proveniência de diversos alimentos
 - Consciencialização das diferentes composições dos alimentos

REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
1ª fase: Reapresentação da aliança de trabalho
2ª fase: Condução da dinâmica “A origem dos alimentos”
3ª fase: Condução da dinâmica “Como sou composto?”
4ª fase: Súmula de Aprendizagens/Finalização do módulo




 A sessão iniciou-se (1ª fase) com a reapresentação da aliança de trabalho, seguida de uma breve reflexão sobre o título da sessão. A ideia que subjaz à metáfora escolhida passa, precisamente, por desmontar a sensação de conhecimento da composição dos alimentos que nos vem do senso comum. O objetivo é trabalhado em dois momentos, no jogo lúdico “A origem dos alimentos” e no jogo lúdico “Como sou eu composto?”.


Na 2ª fase, o objectivo do jogo passa por saber qual a origem dos alimentos apresentados. Socorrendo-se do material ( cartões e projectado).  A enfermeira apresentou uma série de alimentos e os alunos, organizados em grupos, tentam descobrir qual a sua proveniência (este jogo operacionaliza um
conteúdo curricular que incentiva os alunos a distinguir matérias-primas alimentares e alimentos transformados).
  Findo o jogo, a enfermeira pode reflectir com a turma sobre o motivo da dificuldade relativamente à dicotomia de alimentos apresentados na sua forma natural ou já transformados.
A reflexão realizada serviu também de ligação ao próximo jogo.

Na 3ª fase, o dinamizador ( enfermeira)  conduziu o jogo lúdico “Como sou composto?”. Nesta dinâmica, formam-se 4 grupos, sendo apresentado a cada um uma série de alimentos transformados, conforme material em anexo. Os grupos formados trabalham só com uma das categorias de alimentos (grupo dos hambúrgueres, grupo dos iogurtes, grupo dos refrigerantes, grupo dos cereais).
As representações desses alimentos estavam segmentadas proporcionalmente de acordo com os seus ingredientes principais. Desta forma, estavam, por exemplo, representados vários iogurtes com diferentes percentagens de fruta. A tarefa do aluno consistiu em pintar os alimentos, de acordo com instruções escritas nas folhas. Informação exclusivamente destinada ao dinamizador.
Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas ao alimento para lhe dar ou melhorar a cor (corantes) ou o sabor (aromatizantes e intensificador de sabor), para prolongar o seu tempo de vida em condições de ser consumido (conservantes) e/ou para melhorar o aspecto (estabilizantes, emulsionantes). Alguns são necessários para prolongar o tempo em que podem ser consumidos, mas outros são dispensáveis. Devem ser usados raramente e em pequenas quantidades. O número crescente de produtos com aditivos consumidos ao longo do dia, de forma quotidiana, tem sido apontado como responsável pelo aparecimento de mais crianças com alergias (Franchini et al., 2005).









Posteriormente, houve discussão no interior de cada grupo: os alunos facilmente constatam diferenças entre as composições do que deveria ser o mesmo alimento. Em grupo, identificaram as principais diferenças e apresentaram a toda a turma.  Mais importante do que se centrarem nos valores percentuais, as conclusões foram dirigidas para a área pintada nas figuras, a qual é uma representação concreta para as crianças.













Promoveu ainda discussão em grande grupo, onde sublinha a dificuldade em sabermos a composição de muitos dos alimentos processados. Introduz então o conceito de rótulos.

O Rótulo de um género alimentício é como se fosse o Bilhete de identidade desse alimento. Tem os seus dados obrigatórios e tem outros que são caraterísticas específicas. Além do nome e da quantidade do alimento, temos o prazo de validade que nos informa até quando deve ser consumido o alimento em segurança, as condições de armazenamento e, entre outros, a lista de ingredientes. Nesta lista, os ingredientes estão por ordem decrescente de quantidade com que integram o produto, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto.
Na 4ª fase, as dinamizadoras ( enfermeiras e professora titular de turma) fazem uma súmula das aprendizagens realizadas até esta sessão. É importante ter a noção que a sessão presente termina o módulo centrado na vertente informativa da nutrição. As informações foram trabalhadas de um modo dinâmico e privilegiando uma postura ativa por parte dos alunos. A súmula deve referir-se ao todo do módulo e de que modo essas informações podem permitir decisões mais acertadas e promotoras da saúde.
Na fase final, é útil fazer a ponte de ligação ao novo módulo que se inicia na próxima sessão e que trabalhará as decisões, bem como os obstáculos de vária ordem que dificultam a sua aplicação.

1 comentário:

  1. Adorei o que vi e nas coisas do dia da mãe emocionei-me.

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