sábado, 28 de abril de 2012

Tenho olhos mas não consigo ver!

METAS: Promover tomada de consciência sobre algumas ideias preconcebidas relativamente à composição de determinados alimentos
OBJETIVOS:
- Consciencialização da proveniência de diversos alimentos
 - Consciencialização das diferentes composições dos alimentos

REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
1ª fase: Reapresentação da aliança de trabalho
2ª fase: Condução da dinâmica “A origem dos alimentos”
3ª fase: Condução da dinâmica “Como sou composto?”
4ª fase: Súmula de Aprendizagens/Finalização do módulo




 A sessão iniciou-se (1ª fase) com a reapresentação da aliança de trabalho, seguida de uma breve reflexão sobre o título da sessão. A ideia que subjaz à metáfora escolhida passa, precisamente, por desmontar a sensação de conhecimento da composição dos alimentos que nos vem do senso comum. O objetivo é trabalhado em dois momentos, no jogo lúdico “A origem dos alimentos” e no jogo lúdico “Como sou eu composto?”.


Na 2ª fase, o objectivo do jogo passa por saber qual a origem dos alimentos apresentados. Socorrendo-se do material ( cartões e projectado).  A enfermeira apresentou uma série de alimentos e os alunos, organizados em grupos, tentam descobrir qual a sua proveniência (este jogo operacionaliza um
conteúdo curricular que incentiva os alunos a distinguir matérias-primas alimentares e alimentos transformados).
  Findo o jogo, a enfermeira pode reflectir com a turma sobre o motivo da dificuldade relativamente à dicotomia de alimentos apresentados na sua forma natural ou já transformados.
A reflexão realizada serviu também de ligação ao próximo jogo.

Na 3ª fase, o dinamizador ( enfermeira)  conduziu o jogo lúdico “Como sou composto?”. Nesta dinâmica, formam-se 4 grupos, sendo apresentado a cada um uma série de alimentos transformados, conforme material em anexo. Os grupos formados trabalham só com uma das categorias de alimentos (grupo dos hambúrgueres, grupo dos iogurtes, grupo dos refrigerantes, grupo dos cereais).
As representações desses alimentos estavam segmentadas proporcionalmente de acordo com os seus ingredientes principais. Desta forma, estavam, por exemplo, representados vários iogurtes com diferentes percentagens de fruta. A tarefa do aluno consistiu em pintar os alimentos, de acordo com instruções escritas nas folhas. Informação exclusivamente destinada ao dinamizador.
Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas ao alimento para lhe dar ou melhorar a cor (corantes) ou o sabor (aromatizantes e intensificador de sabor), para prolongar o seu tempo de vida em condições de ser consumido (conservantes) e/ou para melhorar o aspecto (estabilizantes, emulsionantes). Alguns são necessários para prolongar o tempo em que podem ser consumidos, mas outros são dispensáveis. Devem ser usados raramente e em pequenas quantidades. O número crescente de produtos com aditivos consumidos ao longo do dia, de forma quotidiana, tem sido apontado como responsável pelo aparecimento de mais crianças com alergias (Franchini et al., 2005).









Posteriormente, houve discussão no interior de cada grupo: os alunos facilmente constatam diferenças entre as composições do que deveria ser o mesmo alimento. Em grupo, identificaram as principais diferenças e apresentaram a toda a turma.  Mais importante do que se centrarem nos valores percentuais, as conclusões foram dirigidas para a área pintada nas figuras, a qual é uma representação concreta para as crianças.













Promoveu ainda discussão em grande grupo, onde sublinha a dificuldade em sabermos a composição de muitos dos alimentos processados. Introduz então o conceito de rótulos.

O Rótulo de um género alimentício é como se fosse o Bilhete de identidade desse alimento. Tem os seus dados obrigatórios e tem outros que são caraterísticas específicas. Além do nome e da quantidade do alimento, temos o prazo de validade que nos informa até quando deve ser consumido o alimento em segurança, as condições de armazenamento e, entre outros, a lista de ingredientes. Nesta lista, os ingredientes estão por ordem decrescente de quantidade com que integram o produto, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto.
Na 4ª fase, as dinamizadoras ( enfermeiras e professora titular de turma) fazem uma súmula das aprendizagens realizadas até esta sessão. É importante ter a noção que a sessão presente termina o módulo centrado na vertente informativa da nutrição. As informações foram trabalhadas de um modo dinâmico e privilegiando uma postura ativa por parte dos alunos. A súmula deve referir-se ao todo do módulo e de que modo essas informações podem permitir decisões mais acertadas e promotoras da saúde.
Na fase final, é útil fazer a ponte de ligação ao novo módulo que se inicia na próxima sessão e que trabalhará as decisões, bem como os obstáculos de vária ordem que dificultam a sua aplicação.

Visita da escritora do livro infantil" O Grilinho Tenor" Palmira Martins


Vinda da escritora à escola…
         No dia 26 de abril de 2012, esteve na EB1/JI Monte - Guardizela a escritora Palmira Martins. Veio, pois tinha encontro marcado com os alunos do JI, 1º e 2º anos. 
Esta sessão com a autora, foi o culminar de um trabalho de exploração do livro "O Grilinho Tenor", nas aulas de Língua Portuguesa, Formação Cívica e Biblioteca escolar, bem como a preparação de questões a colocar à escritora.
        O livro pode ser adquirido na pequena feira do livro realizada na escola. Os livros adquiridos foram autografados pela autora, após a conversa com os alunos das turmas.
      Os alunos aderiram entusiasmados, leram um resumo/quadras sobre o livro lido e a escritora foi muito simpática e divertida com todos os presentes.
      Esta atividades contribuiu positivamente para despertar o gosto pela leitura e pela escrita e foi mais um bom passo para a promoção da prática da leitura.














A origem dos alimentos - Passe3

Leitura do Rótulo


O rótulo do produto alimentar… 
- Data limite de consumo
- Lista de Ingredientes
- Denominação de venda
- Condições de conservação
 - Nome e morada da entidade
- Quantidade liquida

Tenho olhos mas não consigo ver! - Passe3

Origem dos alimentos…

Podem ser:
-  Animal

 - Vegetal
 -  Mineral

Como sou eu composto…

Crescer Saudável - Passe3

O corpo necessita de energia para crescer e se desenvolver!

PERGUNTA: Como manter um peso saudável?
RESPOSTA:Ingerir a quantidade de energia adequada à atividade física!!!

 Comos sabemos a energia que os alimentos têm? É pelo tamanho? O tamanho importa?


Bolo de coco – 445 Kcal/100 gr
 Laranja – 42 Kcal/100 gr


 Comos sabemos a energia que os alimentos têm? É pelo tamanho? O tamanho importa?


 Batata frita de pacote- 526 Kcal/100 gr
 Batata cozida – 85 Kcal/100 gr



Conclusão…


Não é pelo tamanho, que descobrimos quais os alimentos que nos dão muita ou pouca energia!!!



terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de Abril - Dia da Liberdade

Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época. Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"? Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas. Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança! O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos! Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias. Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos? Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão. Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo. Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.

Ilustrações - "O Grilinho Tenor" de Palmira Martins

A turma 3B realizou a ilustração do livro de Palmira Martins que trabalharam em contexto sala de aula. Assim elaboraram desenhos sobre a história que compilaram e formaram um livro para oferecer à escritora e posteriormente enviar esta apresentação por email. Ficou bonito! Muitos parabéns turma!!!!

Resumo - O GRILINHO TENOR de Palmira Martins

O Grilinho Tenor

João, uma bela criança
Certa noite ouviu um grilo e teve uma lembrança
Para ter música a toda a hora
Prendeu um grilo numa gaiola!


 Privado de liberdade, o grilo nunca cantou!
Longe do seu jardim
O grilo Tenor muito triste ficou
Deixou de cantar gri…gri…gri…sem fim!


 Sentia saudades dos concertos de verão
Não estava contente
Queria ver a sua gente
E cantar até mais não! 


O Grilinho Tenor, não parava de dizer:
- Gri…gri…gri…estou infeliz aqui!
João percebeu o seu recado
Levou-o para o jardim com muito cuidado!


 Feliz, o Grilinho Tenor ficou
Isto graças ao João
Já podia participar
 Nos concertos de verão!

 Trabalho coletivo realizado pela turma 3B
 Alunos do 2º e 3º anos

Ilustrações - O livro dos contos e das contas

Este livro foi realizado em contexto sala de aula com as ilustrações dos alunos depois de terem trabalhado a história "O livro das contas e dos contos" de José Vaz. Ficou bonito! Parabéns!

O que é a liberdade?

Esta história serve para saber um pouco mais sobre "O que é a liberdade"!

A liberdade o que é?

Para sinalizar o dia 25 de Abril- Dia da liberdade

Música/ Vídeo - O Grilinho Tenor

sábado, 21 de abril de 2012

Desafio - Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012

Cá estão mais alguns trabalhos realizados pelos alunos com a ajuda dos familiares. Muito lindos! Parabéns!!!


Este trabalho foi realizado pela Maria João do 3º ano com a ajuda dos pais e de um tio. Ficou muito bonito!!!

Trabalho realizado pelo Tiago do 3º ano com a ajuda do irmão e da mãe. Está bonito!

    Trabalho realizado pela Juliana do 3º ano com a ajuda da mãe e da avó. A Juliana trouxe para a escola dois trabalhos: um em tecido e outro com materiais recicláveis ( pacotes de café). Estão muito bonitos!